Um mês depois de Eldorado do Carajás discutir Plano Aldir Blanc em audiência pública: como está o projeto e como artistas poderão participar? por: André Costa
Eldorado do Carajás (PA) – Um mês após a realização da audiência pública para construção coletiva do Plano de Aplicação dos Recursos da Lei Aldir Blanc, a cidade ainda aguarda os próximos passos da gestão municipal para implementação da política cultural. O encontro, registrado em vídeo e divulgado pela Câmara Municipal por meio da EldoradoTV, reuniu artistas, representantes da sociedade civil e autoridades locais.
A audiência marcou um momento importante na democratização do acesso aos recursos destinados à cultura. A proposta era permitir que agentes culturais contribuíssem diretamente com sugestões e dúvidas na elaboração do plano que definirá como serão aplicados os recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022.
Entre os temas debatidos estiveram os mecanismos de repasse, exigências legais, formas de inclusão de artistas de diferentes linguagens e a necessidade de editais públicos, acessíveis e transparentes. A meta é que o plano final reflita a diversidade cultural de Eldorado do Carajás e as condições estruturais enfrentadas por seus artistas.
A Rádio Eldorado FM buscará, nos próximos dias, contato com a Secretaria de Cultura ou o setor responsável pela política cultural municipal, para obter informações atualizadas sobre o andamento do projeto. A reportagem pretende esclarecer os próximos passos da gestão, os formatos de participação previstos, o processo de inscrição e os critérios de seleção que serão adotados.
Também estão na pauta de apuração como será feita a divisão dos recursos entre iniciativas individuais, coletivas e ações voltadas à preservação da memória e da identidade cultural do município.
Ao realizar a audiência pública, Eldorado do Carajás cumpriu uma das etapas exigidas pela legislação federal. Agora, resta avançar no cronograma de execução e publicação dos editais locais.
A Rádio Eldorado FM seguirá acompanhando o tema e trará novas informações em breve, com a posição oficial da gestão e orientações para que artistas e grupos culturais possam participar efetivamente deste processo.